sexta-feira, 27 de junho de 2008

Música na Net 2 - Rock bem feito!

Encontrei essa banda no Jamendo. Apesar de ainda não me parecer pronta e acabada, a banda é de fato muitíssimo interessante, não só pela letra, mas principalmente pelo instrumental.

Me lembrou, em diversos momentos, os já consagrados Los Hermanos, em especial pela paciência para desenvolver momentos puramente instrumentais no meio das músicas. Excelente!

Deixo a recomendação no blog. Para ouvir é só clicar abaixo no play! O CD inteiro pode ser tocado e baixado sem fins comerciais e sem ofensa a direito autoral.

  

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sad, very sad.

Amanheci, entardeci, anoiteci: triste.
Uma angústia tomou conta do peito,
Um mar inundou meus olhos,
A sensibilidade desabrochou em flor.

Imaginando coisas que nunca vivi,
lendo um e-mail, corrente boba,
tive vontade de chorar.
A sensibilidade quase me abalou.

Desde manhã,
à beira do colapso.
Imóvel, contido em meus próprios sentidos, sentimentos.
Procurando entender onde está, no meu ser, enterrada tanta tristeza.

Será só um dia cinza?
Será só insegurança?
Será? O que será?

Talvez não seja nada.
Talvez seja só vontade de chorar.
Talvez seja o peso do mundo empilhado em minhas costas.
Talvez... nda.

Lá fora, o mundo é vasto.
Mas será que aqui, dentro de mim, sou capaz de me encontrar?
Lá fora, o mundo é vasto.
O que estou a procurar?

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Copy and Paste 1 - Scriptease

Tem coisas que a gente precisa simplesmente, reproduzir.

Dou a dica desse blog chamado Scriptease, que há algum tempo ando de olho e cujo autor(a) não conheço.

E com toda a licença, copio o último post, pra inspirar o leitor a ir além.

O MAPA DO TESOURO
Li em alguma revista que, enquanto os adultos que vivem ao relento geralmente não têm nada além da roupa do corpo, os meninos de rua são muito ciosos de suas posses. Pode ser um brinquedo velho, um tênis que não serve mais, um toco de lápis, um maço de cigarros... Eles procuram frestas e buracos no concreto e escondem todas essas preciosidades lá no fundo, livres de olhares cobiçosos. De quando em quando, voltam ao esconderijo, conferem se tudo está nos conformes, adicionam mais um ou outro bem encontrado por aí. Certo dia, colocam tudo num saco e carregam sua fortuna para outro lugar, pois aprenderam nas ruas que o movimento constante é uma prerrogativa da sobrevivência.
E eu, que pela janela do ônibus observo um mendigo de quem a vida tirou até os dentes, me pergunto em que momento exatamente aquele ex-menino esqueceu o caminho até o seu tesouro. Ou, simplesmente, abriu mão de tudo.
Sim, esse é o momento definitivo de uma vida.
Depois, restam esses dias acinzentados pela saudade ninguém sabe de quê e dedicados a uma busca sem fim.
Em cada fresta, em cada buraco da cidade, o túmulo de um sonho. E eu me pergunto, sem grandes esperanças, onde foi mesmo que eu enterrei o meu.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Mais Música na Net

Mais duas dicas de música na Net.

Site chamado MagnaTune, que tem por objetivo facilitar o licenciamento de músicas para que outras pessoas as utilizem em videos, filmes etc. Há muita coisa ruim por lá, mas muita coisa interessante e a experiência vale ser conferida.

Novo site da TRAMA, chamado Álbum Virtual em que são lançados álbuns virtuais que qualquer um pode fazer o download sem medo de ser feliz e de infrinfir direito autoral. A primeira experiência é com Tom Zé.

Gostou ou tem outras dicas? Deixe 1 comentário. E aproveite para conferir os links musicais!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Chacoalhando o esqueleto...

Para quem gosta de Dave Matthews, a obra de David Parsons é um prato cheio! Por sinal, este David Parsons, coreógrafo e dançarino, é o mesmo que recentemente criou uma obra de dança a partir das músicas de Milton Nascimento.

Vale conferir!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Abrir as janelas

É sempre tempo de abrir as janelas.

Ver como a vida, ainda que dura, doída ou dificil pode e deve ser bela. Deixar-se ser turista dentro de nossas rotinas. Andar do outro lado do muro, pensar, refletir e criar. Separar cinco minutos das 24 horas para um sorriso, um bom dia ou um dedo de prosa qualquer.

Peço apenas que possamos sempre cuidar e adubar nossos solos de modo a permitir que nossas vidas semeiem-se fortes, profundas, bonitas e cheias de cores. Olhemos para fora...O mundo é grande mas cabe dentro das nossas janelas.


Por Marcello Bozzini

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Notícia do dia - Educação em alta

Impressionante por duas coisas:

em primeiro lugar, pela articulação entre as diversas esferas de governo, algo que já tinha sido elogiado nos investimentos nas favelas no RJ e SP.

em segundo, por conta do fenômeno Nordeste. Não só a região brasileira que mais cresce, como também a que mais melhorou os índices de educação.

Se assim continuar, antes do que esperado nós veremos a queda do coronelismo na região. Coronelismo que, muito provavelmente, se transformará em algo mais parecido com este novo poder de influência que se observa hoje nos grandes centros urbanos.

Enfim, é esperar para ver. Oxalá este fenômeno se repita em breve, no Norte e Centro-Oeste brasileiros.

Em tempo: a notícia é do Estado de SP de hoje.


Ensino básico supera meta no Ideb

Índice de qualidade para 2009 é atingido em 2007; mesmo assim, Brasil fica abaixo dos países desenvolvidos

Renata Cafardo

A educação básica pública brasileira superou em 2007 as metas de qualidade determinadas pelo governo federal para 2009. É o que revelam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado hoje pelo Ministério da Educação (MEC).


O Ideb foi criado no ano passado pelo governo e leva em conta as taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho em duas avaliações nacionais feitas em 2007, o Saeb e a Prova Brasil.

Segundo dados aos quais o Estado teve acesso, a nova média brasileira de 1ª a 4ª série é 4,2. O Ideb vai de 0 a 10. No ano passado foram divulgados os índices com relação às avaliações de 2005 e a média era de 3,8 (crescimento de 10,5%). No entanto, a meta que tinha sido traçada para que o País alcançasse em 2007 era de 3,9. Chegou, inclusive, ao objetivo para 2009, que era 4,2.

Segundo informações do MEC, o Nordeste foi a região que mais contribuiu para o aumento da nota do País. As médias dos nordestinos superaram as metas de 2007 e de 2009. Minas Gerais foi o único Estado que não atingiu a meta de 2007 entre 1ª e 4ª série. No nível de 5ª a 8ª, apenas Amapá e Pará não o fizeram.

O Ideb obtido por alunos de 5ª a 8ª série no Brasil foi de 3,8, o que representa aumento de 8,57%. Nesse nível de ensino, a meta para 2007 já tinha sido atingida (3,5), mas agora passou também o índice previsto para 2009, que era de 3,7. O ensino médio teve a média mais baixa, de 3,5, mesmo assim igualou a meta de 2009.

“É um ótimo resultado, mas as metas dos anos iniciais foram colocadas em níveis muito baixos”, diz o educador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares, ressaltando que mesmo as médias já obtidas continuam num patamar abaixo de países desenvolvidos. “No entanto, isso mostra que estipular metas e cobrar esforços traz efeitos.” Segundo ele, já que o País saiu de índices muito baixos, haverá mais dificuldades a partir de agora para melhorar.

“Foi a primeira vez que o Brasil teve um regime de colaboração. Antes, os sistemas estaduais estavam fazendo uma coisa, os municipais, outra e o MEC, outra”, diz a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Dorinha Seabra Rezende. Segundo ela, iniciativas como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do MEC, e o movimento Todos pela Educação, organizado por empresários para apoiar a área, ajudaram nesse sentido.

Dorinha também é secretária da Educação de Tocantins, um dos cinco Estados que mais se destacaram no Ideb 2007. Além dele, Acre, Maranhão, Paraná e o Distrito Federal atingiram as metas de 2007 nos três níveis de ensino. Esses Estados melhoraram todos seus indicadores, como quantidade de alunos na série adequada para a idade e notas no Saeb e na Prova Brasil.

O crescimento de Tocantins chama a atenção porque em 2001 era o pior Estado em desempenho nos exames. Hoje, com uma rede pública de 560 mil alunos, tem um dos maiores salários de professores do País. “Nosso segredo é o monitoramento das escolas”, diz a secretária. Segundo ela, nada foi facilitado para que os alunos se saíssem melhor. A média passou de 5 para 7 nas provas e não há progressão continuada (os estudantes precisam passar de ano em todas as disciplinas). Projeções do MEC indicam que países desenvolvidos teriam Ideb 6,0. Hoje devem ser divulgados índices de todos os Estados.
COLABOROU SIMONE IWASSO



NÚMEROS

4,2 é o Ideb de 1.ª a 4.ª série
que representa um crescimento de 10% com relação ao índice de 2005, quando era de 3,8

3,8 é o dos alunos de 5.ª a 8.ª
que, em 2005, tinham média 3,5. Já estavam na meta de 2007

3,5 é o Ideb do ensino médio
que estava em 3,4 em 2005