sábado, 18 de outubro de 2008

Do YouTube 3 - Decepar

Estou (ou estava), neste exato momento, lendo um livro sobre democracia e o processo democrático. Ao tratar do processo democrático, o autor fala das fases de deliberar e decidir.

A origem de deliberar, para o autor, é polêmica. Acredita-se que venha da idéia de libra (lembro então do meu amigo indeciso de signo libra), ou seja, da idéia de sopesar, pesar, equilibrar. Da idéia de avaliar todas as posições, se colocar no lugar do outro (aqui já sou eu, não o autor), compreender todos os prós e contras.

Eu sou um deliberador nato. Primeiro porque adoro uma boa discussão, desde que se trate de algo discutível e não, por exemplo, da vida de um e de outro ou do programa da TV (salvo futebol). Mesmo diante de uma atitude que tenho que tomar, adoro deliberar. Será que é isso mesmo? Será que ela quer me beijar? Não é melhor eu me certificar? Será que concluo em gol agora? Não é melhor me aproximar mais da meta? Nem preciso dizer quando beijos e gols perdi por conta disso. Esperando o melhor transporte para a felicidade, literalmente dormi no ponto várias vezes.

Perdoada a pequena digressão, volto ao autor e às fases da democracia. A próxima é decidir. Ô coisinha difícil. Não é melhor esperar mais um pouquinho? E lembro o que me diz o poeta:

"Espere sentado,
ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança"

E volto ao que me diz o autor: "O verbo latino decidere significa justamente cortar fora, decepar, concluir abreviando. O que é "abreviado" no caso das decisões políticas que "concluem" (logicamente) o processo democrático, é exatamente a ponderação..."

Decepar a ponderação. Tá aí um bom exercício!

Falei tudo isso só para colocar aqui esse excelente video, chamado procrastination, que não sei se já coloquei em outro momento neste blog. (coloquei mesmo, e foi aqui)



O poeta pisa e repisa:

"Faça como eu faço
Faça como eu digo
Aja duas vezes, antes de pensar"

É isso... melhor é ouvir o poeta, exercitar o decepar e voltar aos estudos.

--x--
O poeta: Chico Buarque - Bom conselho - Veja um cover
O autor: BOVERO, Michelangelo, in Contra o Governo dos Piores

2 comentários:

  1. LG, o cara do vídeo sou eu, fui retratado, cadê os créditos?

    ResponderExcluir
  2. É Franbacon.

    Sou eu tbm. A identificação com esse vídeo é enorme! E a idéia de decepar acho que é bem pertinente, um processo violento mesmo.

    Ô coisinha difícil!

    ResponderExcluir

A expressão é livre!!!